Tuesday, July 12, 2005

Vôo Virtual no CIAvEx - Iniciativa e Pioneirismo na Instrução

Simulador de Vôo do CIAvEx - Exemplo de Iniciativa e Pioneirismo na Instrução !!

Título Real com forme o ÁGUIA - Informativo da Aviação do Exército - Ano XII Nº 129 Taubaté/Maio/2005

Em todo mundo, empresas aéreas e aviações civis e militares buscam aperfeiçoar o treinamento de seus pilotos, maximizando a segurança e Minimizando os custos. (O detalhe dessa "BUSCA" é fazendo significativos investimentos para estas áreas em todas as empresas de aviação)

Harmonizando-se com este objetivo o CIAvEx - Centro de Instrução de Aviação do Exército desenvolveu seu próprio Simulador de Vôo. (Leia-se e entenda-se Treinador Sintético, equipamentos reconhecidos e validados pelo DAC com as mesmas finalidades e utilidades, o nosso é tupiniquim mesmo e totalmente caseiro)

Este trabalho foi iniciado pelo Sgt Aquino e o Sgt Ângelo, em 1999. (Hoje ambos no 4º B Av Ex em Manaus-AM - Mentes brilhantes e realmente grandes entusiastas do Vôo Virtual que colocaram a mão na massa)

Eles construíram um (Cockpiti virtual de helicóptero) (na verdade são os comandos de vôo de um helicóptero) aproveitando os circuitos elétricos de um joystick comum.

A parte lógica ficou por conta de um software de mercado, o Microsoft Flight Simulator na época o FS2002. (Dispensa apresentações)

Foi criado, assim, um sistema que funciona com um verdadeiro simulador, (estático) oferecendo, ao piloto a sensação de estar num vôo real, com comandos idênticos aos da aeronave e visualização realista do terreno e dos instrumentos do painel. (Nada que uma boa configuração de hardware resolva, levando-se em consideração custo benefício)

Com efeito, pode-se realizar treinamento de vôo por instrumento com elevado grau de realismo. (Quanto esta custando hoje uma hora de vôo no simulador de um aeroclube ou até mesmo em uma aeronave)

Vôo sob condições meteorológicas adversas, vôo noturno, entre outros. (O detalhe aqui é que só quem pode realizar este tipo de treinamento até mesmo em simuladores reais são tripulações habilitadas e homologadas na categoria de aproximação de precisão IFR - aqui é apenas curricular ou a quem interessar possa)

Pode-se até mesmo voar em formação - diga-se em multiplayer - com vários pilotos em diferentes computadores, "voando" em rede. (É possível com meios necessários como:um mínimo de 02 projetores de boa resolução gráfica, memória RAM, iluminação adequada que de possibilidade de manusear cartas de navegação aérea, e pontos já plotados no FSNavigator em uma 3ª maquina como estação de controle de simulação)

Isto permite um treinamento eficiente, barato, seguro e eficaz. (Pra Quem???)

A SEAC (Seção de Ensino Assistido por Computador) está auxiliando nos trabalhos do simulador, com vistas a PERSONALIZAR aeronaves e terrenos, de forma que, o vôo virtual no simulador seja feito com as próprias aeronaves da frota da Aviação do Exército, nos terrenos em que nossos pilotos costumam voar. (Pra eles eu tiro o chapéu)

No flagrante no simulador, EU SARGENTO CORDEIRO, sou o operador e entusiasta do vôo virtual. (Minha missão hoje, é toma conta de 04 projetores multimídias contra os "gnomos e duendes" que queiram ou tentem roubarem ou destruírem nossas criatividades e motivações - uma mera utopia com um assunto tão sério, em meio ao mundo de empresas aéreas e aviação civis e militares - Que Já trabalho a mais de 02 (dois) anos, com o Simulador de Vôo"TREINADOR SINTÉTICO" do Centro de Instrução de Aviação do Exército -CIAvEx –)
http://www.ciavex.ensino.eb.br/conteudo/principal.htm

http://www.ciavex.ensino.eb.br/pegasus4/cont/principal.php

http://www.ciavex.ensino.eb.br/pegasus2/conteudo/pegasus2.htm

Acessem o menu Segurança de Vôo e vejam e conheçam melhor e com detahe o nosso trabalho ao longo desse tempo, com o vôo virtual /Vôo simulado com FLIGHT SIMULATOR!!

Qualquer opinião, sugestão ou comentário que possa melhorar nosso trabalho escreva para -
doutrina@ciavex.ensino.eb.br

As letras em AMARELAS, são de inteira opinião pessoal e de responsabilidade minha.

PELA ATENÇÃO OBRIGADO!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home